segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os cinco pecados capitais para sua carreira

Construir uma carreira sólida e de sucesso exige muito esforço e comprometimento. São anos de estudo, desenvolvimento de projetos, horas a mais no escritório e noites em claro pensando na solução mais adequada para os problemas.

Manter essa estabilidade e zelar pelo bom andamento de seu trabalho exige alguns cuidados, por isso listamos para você os cinco principais pecados que podem ajudar a estagnar uma carreira:

1. Misturar negócios com prazer

As pessoas sempre levam um pouco mais do que o lado profissional para o escritório, principalmente depois de já estar algum tempo dentro da empresa, quando já estão acostumadas com as rotina e com a convivência entre os colegas.
Relações de coleguismo e amizade entre os funcionários é algo muito saudável para o dia-a-dia de trabalho, mas fique atento ao grau de liberdade e confiabilidade que você tem para conversar dentro do escritório.

Fazer fofocas sobre outras pessoas do trabalho, contar sobre sua noite picante com a companheira, ter discussões acaloradas sobre esportes podem mudar sua imagem diante dos colegas e, o que é pior, atrasar o andamento de seus projetos e trabalhos.
Esse comportamento é uma das maneiras mais fáceis de colocar uma pedra sobre seu desenvolvimento profissional e sobre as chances de continuar progredindo na carreira. Ter um comportamento profissional não significa, de forma alguma, deixar de se relacionar com os que estão a sua volta, mas sim saber dosar os comportamentos que cabem dentro de seu ambiente de trabalho.

2. Bancar o anti-profissional

Mesmo quando já estiver acostumado e se sentindo em casa dentro do escritório, a regra que ainda impera é o profissionalismo. Por mais amigo que pareça, seu chefe continua sendo seu chefe e é sua responsabilidade fazer o trabalho da melhor maneira possível.
Se quiser discordar de alguma atitude ou decisão, faça de uma maneira educada e mostre que sua opinião está baseada em fatos concretos. Não haja de maneira defensiva e nem mostre extrema desaprovação ou mau humor se sua proposta não for aceita - essas atitudes não ajudam em nada e podem até prejudicar algum futuro "palpite" que você queira dar!

3. Passar por cima de suas necessidades

Por mais alto que seja o salário no final do mês ou por mais bacanas que sejam as pessoas de sua equipe, trabalhar sem entusiasmo, com algum produto ou em algum lugar que não goste é começar a enterrar seu futuro profissional.
Situações como essa acabam piorando o desempenho, pois nada pior que trabalhar sem motivação. Essa "falta de vontade" de fazer um bom trabalho pode influenciar em propostas ou empregos futuros, pois um trabalho mal feito aparece muito mais do que muitos trabalhos de qualidade.
Vá atrás de algo que realmente faça você ter vontade de levantar da cama na segunda-feira de manhã. Esse é o segredo!

4. Ignorar o que você merece

A pessoa que mais se importa com o seu futuro é você mesmo. Então, se você quiser muito alguma coisa e achar que merece isso, vá atrás. Não espere que uma promoção ou um trabalho que você queria fazer há muito tempo simplesmente caiam do céu.
Trabalhe bastante, encontre pessoas, faça telefonemas, cuide do seu marketing pessoal e de mantenha sempre seu network, sua lista de contatos em dia. A perseverança sempre dá resultados no final das contas!

5. Deixar seu planejamento de lado

No início da carreira, ninguém era mais animado ou empreendedor do que você. Agora, alguns anos depois de entrar no mercado de trabalho, seu entusiasmo esfriou completamente.
Isso é comum acontecer quando as pessoas perdem o foco e não sabem o que realmente querem de seu futuro profissional - é aí que entra a necessidade de sempre manter seu planejamento de carreira em dia e tentar se distanciar o mínimo possível de seus objetivos principais, tentando somente adequá-los a cada situação.

Crie o hábito de fazer uma avaliação anual de sua carreira - questione, tente avaliar se as coisas estão andando do jeito que deveriam, se você está indo no caminho certo, se está fazendo realmente aquilo que tinha planejado para sua vida profissional.
Procure estabelecer metas e objetivos em planos anuais ou para cada três ou quatro anos e especificar itens e pequenas ações que ajudarão no seu desenvolvimento. Agindo desse modo você não vai apenas alcançar os objetivos almejados, mas sim construir uma carreira que satisfaça aquele espírito empreendedor que talvez tenha ficado para trás!

Daniele Aronque - www.empregos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário